terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Jogo de Damas Numeradas²

I - OBJETIVO 
Desenvolver o cálculo mental.

II - MATERIAIS
Total de 24 pedras, sendo 12 numeradas com números pares: 10, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30, 32 e 34 e doze com números impares: 11, 15, 17, 19, 21, 23, 25, 29, 31, 33 e 35.
Tabuleiro de damas convencional.
Um dado.

III - DESCRIÇÃO DO JOGO
3.1 META
  • O jogo consiste em imobilizar ou capturar através da soma, todas as peças do adversário. Utilizando o cálculo mental.
 3.2 REGRAS

  • O jogo de damas numeradas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, 32 claras e 32 escuras. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador.
  • O jogo de damas numeradas é praticado enter dois parceiros, com 12 pedras com números pares de um lado e com 12 pedras com números impares de outro lado. Inicialmente os jogadores lançam o dado e quem obtiver o lado com maior número fica com as pedras de números pares é o primeiro a jogar.
  •  A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando as duas pedras se encontram o jogador só poderá avançar capturando a pedra deseu adversário se acertar a soma realizada mentalmente das duas pedras numeradas. Caso contrário ele passa a vez.
  • Avançando até a linha inicial do adversário o jogador trocará a pedra de um número qualquer por uma de n° 50 que lhe permitirá movimentar a pedra para todos os lados, quantas casas quiser, porém não pode saltar a sua própria pedra numerada.
  • A pedra de n° 50 podem capturar tanta para frente como para trás, uma ou mais peças. Lembrando sempre que só poderá avançar ou retroceder quando o jogador que conseguir realizar as soma dos números.
  • Vencerá o jogador que conseguir realizar as somas de todas as pedras numeradas de seu adversário.
A atividade poderá ser realizada com alunos do ensino fundamnetal.

IV - INTERVENÇÃO
Durante o jogo o professor só deve intervir se for estritamente necessário ou quando solicitado pelo aluno. Observa as duplas jogando, faz anotações que julgar necessárias. Após o jogo, o professor poderá fazer questionamentos no sentodo de provocar nos participantes uma reflexão acerca das estratégias de cálculo mental criadas durante a jogo.
Exemplo: Adriano, como você calculou 33+28?




²Autor: Jogo Adaptado por: Simone Cruz e Vitória Régia
Fonte: Jogo de Damas http//www.xadrezregional.com.br/regrasdm.html

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